A análise de coloração pessoal ou teste de coloração pessoal é uma etapa da consultoria de imagem que tanto pode fazer parte de uma consultoria completa como pode ser contratada separadamente.

Ela consiste em um teste comparativo que se faz, utilizando-se bandeiras de tecidos, para que o profissional da imagem classifique a pele do cliente dentre as possibilidades existentes.

Na Maria Cheia de Estilo uso o Método Sazonal Expandido, segundo o qual são 12 possibilidades de peles, batizadas com os nomes das estações do ano, representando os momentos exatos das estações bem como as transições entre elas.

Há, assim, as estações puras que são inverno e verão, frios, e outono e primavera, quentes, bem como as estações de transição, representadas por aquelas que trazem características de duas estações. São elas os verões claro e suave; outonos suave e escuro, também chamado de profundo; invernos escuro, também chamado de profundo,  e brilhante, também chamado de intenso, e primaveras brilhante, também chamada de intensa, e clara.

No Método Sazonal Expandido todas as doze estações, isto é, todas as classificações de pele têm nome e sobrenome: verão frio, verão suave, verão claro; inverno frio, inverno escuro e inverno brilhante; outono quente, outono suave e outono escuro; primavera quente, primavera brilhante e primavera clara.

Além disso, na análise de coloração pessoal,  antes dela em si, o profissional analisa também o contraste pessoal do cliente. O que é contraste pessoal? É estampa natural que cada um de nós traz, dada pela diferença de cor entre cabelo, pele e olhos.

No contraste, temos, simplificadamente falando, baixos contraste claro para peles claras, cabelos claros e olhos claros, bem como baixo contraste escuro para cabelo, pele e olhos escuros; alto contraste para pele clara e cabelo e olhos escuros; e médio contraste para todas as demais.

Essa classificação é possível tanto pela comparação com o  uso de tecidos de contraste como se tirando uma foto e colocando ela em escala de cinza, de maneira a se avaliar a saturação de cada uma das características como pele, olhos e cabelo.

Feita a análise o cliente terá consigo sua paleta pessoal bem como o aconselhamento sobre melhores tons de cabelo, maquiagem, acessórios e tudo mais que se usa próximo ao rosto.

Eu diria que é a porta de entrada para um lindo processo de se olhar e se enxergar, entender como as cores funcionam em sua beleza natural e usar isso com consciência e a seu favor.

×